No Vaticano, cumpre-se o segundo dia de velório do Papa Francisco. Mais de 100 mil pessoas já passaram pela Basílica de São Pedro e continuam a chegar.
São cinco da manhã em Roma. Faltam 30 minutos para que as portas se fechem. João Paulo e João Sequeira acabaram de chegar. Vieram de propósito para a última despedida ao Papa Francisco.
Àquela hora, na Basílica, que ficará aberta até sexta-feira, o silêncio é absoluto. O murmúrio do luto coletivo começa com o nascer do sol, assim que se formam as primeiras filas.
O tempo de espera chegou a ultrapassar as três horas. No interior da Basílica de São Pedro, todos fazem o mesmo. Aos poucos, aproximam-se do corpo do Papa e, depois, seguem para rezar.
O Papa de todos, que conseguiu ultrapassar a barreira da religião e chegar até aos não-crentes. O Papa Francisco ficará na Basílica de São Pedro até sábado. O percurso que fará até à Basílica de Santa Maria Maior ainda não está definido.
Quando lá chegar, será sepultado perto do altar de São Francisco, num túmulo feito de mármore italiano, com apenas uma palavra inscrita: Franciscus. Tal como foi pedido pelo Papa, para o eterno repouso.