Pets&Vets com André Santos

Como prevenir problemas dentários nos cães e nos gatos

A falta de higiene oral pode provocar doenças graves nos seus animais. As infeções na boca e dentes estão entre os problemas mais frequentes e afetam 80% dos cães e 70 % dos gatos.

André Santos

Hoje falamos de saúde oral e dos problemas dentários em cães e gatos: gengivites, acumulação de tártaro ou periodontites. É importante ter presente que a saúde oral é fundamental para o bem-estar do seu animal. Uma higiene deficitária pode levar, por exemplo, à perda de dentes.

As raças pequenas têm maior tendência a ter doenças orais do que as grandes, mas todos os cães e gatos têm tendência a ter estes problemas.

Tal como os humanos, também os cães e gatos devem ter uma boa higiene oral, de forma a manter os dentes e a boca limpos e saudáveis. As infeções na boca e dentes estão entre os problemas mais frequentes e afetam 80% dos cães e 70 % dos gatos.

A forma mais eficaz de prevenção é através de brinquedos específicos, uma alimentação apropriada e por vezes a medicação. Em alguns casos, quando o problema é mais grave, ou há muita acumulação de tártaro, pode haver indicação para destartarização e extração dentária, uma cirurgia que implica anestesia.

Deve também estar atento a alguns sinais no seu animal como, mau hálito, alteração na cor dos dentes, gengivas avermelhadas, perda de dentes, dificuldade na alimentação, salivação excessiva com odor alterado ou com sangue e dor ao abrir a boca.


Últimas