Nas últimas semanas, as praias do concelho de Cascais receberam a visita inesperada de uma foca-cinzenta. O momento foi partilhado nas redes sociais e rapidamente se tornou viral por se tratar de algo pouco comum.
Este fim de semana, a mesma foca-cinzenta (Halichoerus grypus) voltou a ser avistada numa zona completamente diferente e mais distante. O animal foi visto junto à praia do Portinho da Arrábida e nas imediações da Doca Pesca de Setúbal como explicou a Autoridade Marítima Nacional, em declarações ao Diário do Distrito.
A mesma entidade confirmou que a foca “[a]parenta estar de boa saúde e tem sido vista a comer peixe" e que o animal pode ter-se apenas "perdido do grupo". Quando a foca-cinzenta foi avistada nas praias de Cascais, a Rede de Arrojamentos de Lisboa e Vale do Tejo (RALVT) pediu à população que "não se aproximasse do animal e não tentasse interagir com ele, dando-lhe a oportunidade de poder descansar".
Solicitou ainda um contacto para o número de alerta 911 111 241 e que fossem enviadas coordenadas do local e fotografias ou vídeos do animal.
Também em declarações ao Diário do Distrito, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) confirmou que a foca está a ser acompanhada "desde o dia 13 de julho, quando foi avistada pela primeira vez em Vila do Conde“, tendo sido anteriormente avistada na Galiza, na Ria de Aveiro, na Figueira da Foz e na Nazaré.