Mundo dos Animais

Família de ursos vista a passear (tranquilamente) numa aldeia italiana

As imagens foram registadas por uma pessoa que assistiu ao passeio de Amarena e das crias. Os ursos-pardos são comuns na região, uma vez que tem três parques naturais que permitem que a espécie, quase extinta, se reproduza.

Rita Rogado

Ana Isabel Pinto

Uma ursa e duas crias foram vistas a passear em San Sebastiano Dei Marsi, uma aldeia na região de Abruzzo, em Itália.

Os três animais foram filmados, no passado sábado, a atravessar a rua e a descer escadas. A mãe ursa chama-se Amarena.

Nas imagens, que foram registadas por uma testemunha, é possível ver Amarena olhar para o espaço e para as pessoas, enquanto espera pelas crias, que vinham mais atrás.

No local estavam várias pessoas, umas surpreendidas, outras que se afastaram para dar espaço à família de ursos.

A imprensa local diz que se trata de Amarena, a mãe do "famoso" Juan Carrito, um urso pardo "famoso" por invadir uma padaria para comer bolos e que morreu atropelado em janeiro deste ano, perto da cidade de Castel di Sangro, no centro de Itália. Foi levado para uma zona remota depois de invadir a padaria, mas costumava regressar para passear e procurar comida junto à população.

Localizado no centro de Itália, Abruzzo é a região com maior área verde da Europa. Os três parques nacionais da zona permitem que animais quase extintos se reproduzam. É o caso do urso pardo, além do lobo italiano e da águia real.

Últimas