Vestidos com roupa de ginásio e munidos de tapetes de espuma, um grupo de yogis juntou-se a sul da capital indiana de Nova Delhi, para uma hora de yoga com um toque peludo.
A sessão, que decorreu no bairro de Vasant Kunj, começou com alguns gatos a vaguear pelo estúdio. Enquanto a música relaxante tomava conta do espaço, alguns felinos descansavam nos tapetes, e outros observavam curiosamente os humanos a alternarem entre posições de yoga.
Aulas de yoga acompanhadas de animais de quatro patas são uma moda popular em vários países do mundo, tendo como objetivo ajudar no alívio do stress dos participantes. As sessões que envolvem cabras e cachorros as que geralmente atraem maiores multidões.
“Nós chamamos a isto [aulas de yoga com gatos] de yoga distraído”, afirma Mona, a organizadora do grupo The Paw Hour, criador desta iniciativa. “As pessoas, por vezes, fazem pausas laborais para vir às nossas sessões e de seguida regressar ao trabalho. Saem destas aulas com grandes sorrisos nos lábios”, acrescenta.
O yoga é uma prática individual que envolve alongamentos musculares, com o objetivo de ajudar os participantes a descontrair das tensões acumuladas. Nestas sessões os gatos movem-se por entre as filas dos participantes, às vezes adormecendo sob alguns elementos, motivando as gargalhadas do grupo.
“As pessoas entram [nas sessões] stressadas e saem rejuvenescidas”, afirma o coorganizador Noor.
Uma dos participantes, Chandreyee Sarkar, diz que foram os gatos que a levaram a inscrever-se nestas sessões.
“Há vários eventos de yoga com cães. Esta é a primeira vez que assisto a um que tenha gatos envolvidos nas sessões. Sendo eu uma amante de gatos, tinha simplesmente de participar".
A Paw Hour uniu-se a anónimos que resgatam gatos, com o objetivo de encontrar lares e promover a conscientização da adoção de animais de estimação. Os organizadores dizem que são inundados com solicitações e perguntas sobre adoção em quase todas as aulas.
“Esta é uma aula repleta de sorrisos que frequentemente terminam com histórias felizes de gatinhos bebés adotados”, afirma a professora de yoga, Surbhi.
Todas as sessões de yoga com gatos realizadas em Delhi este ano tiveram uma elevada procura, acrescenta Mona.
A organização quer agora estender este tipo de atividades em Bengaluru e noutras cidades indianas.