Será um cão ou um unicórnio? A cadela Zoe está a fazer furor nas redes sociais – pela positiva, mas também pela negativa. Angela Schoonover, a dona, decidiu fazer uma mudança de visual à cadela, mas acabou por ser fortemente criticada.
A cadela de raça poodle – com o pelo originalmente branco – exibe um look arrojado, com partes do pelo pintadas de rosa, roxo e azul. Para Angela, de 42 anos, esta penteado, inspirado num “unicórnio”, reflete a personalidade do animal.
“As pessoas dizem que não é justo eu fazer isso a um cão, que ela não tem escolha e que eu não sei ao certo se ela gosta ou não. Mas quando as pessoas a conhecem pessoalmente, podem ver como ela incorpora exatamente a aparência”, conta a dona em declarações ao Daily Mail.
Angela garante que consegue ler a mente de Zoe e que sabe que esta é a aparência que a cadela quer ter: a de um “unicórnio colorido e mágico”.
O objetivo da dona – que tem um salão de beleza para cães em Carlsbad, na Califórnia – era inscrever Zoe em competições de beleza, mas as críticas que recebeu nas redes sociais fizeram com que desistisse da ideia.
“A Zoe é uma cadela muito feliz e amorosa. Mas quando os vídeos dela se tornam virais, recebem muito ódio”, afirma.
Entre os comentários que surgem nas redes sociais há quem chegue a acusar Angela de maus tratos a animais. No entanto, a norte-americana explica que utiliza as tintas que utilizam são próprias para animais e 100% vegan. Diz que gastou mais de 500 dólares (460 euros) nas tintas e que processo é “quase como pintar o pelo com sumo de mirtilos”.
“Toda a tinta que eu uso é própria para animais e não-tóxica. Penso que é importante reforçar isso: é incrivelmente suave, e apenas parece que estou a fazer uma massagem constante à Zoe”, prossegue a dona.
Na Califórnia não há leis que proíbam pintar o pelo dos animais, mas há estados no EUA onde o penteado de Zoe poderia valer um processo judicial. No Colorado, por exemplo, o dono do cão poderia ter de pagar uma multa mínima de 1.000 dólares (920 euros), arriscando-se ainda a ver o animal ser-lhe retirado
Se há quem não goste deste look, também há quem fique fascinado. A página de Angela e Zoe soma perto de 60 milhões de seguidores. Também nas ruas, a cadela faz sucesso.
“Ela seduz as pessoas que tiram selfies com ela - ela adora beijos”, partilha a dona. “É uma delícia, a brincar e a posar para a câmara. É impossível não gostar dela quando a conhecem na vida real.”
De musa inspiradora a cão de terapia
Zoe é uma verdadeira inspiração para a dona. Quando a adotou, Angela decidiu pintar-lhe as patas de vermelho e azul (as cores da bandeira dos Estados Unidos) para celebrar o Dia da Independência a rigor. Agora, Zoe apresenta um corte “Disney” e as cores de um “unicórnio mágico”.
“Eu tenho-me debatido com uma luta interna, entre ser respeitada como cabeleireira, mas também querer ser divertida e fazer cortes criativos. O corte que a Zoe tem atualmente é chamado corte Disney – que não é reconhecido como um estilo da American Kennel Club”, explica.
A beleza da cadela cativou a dona, que a tornou na mascote do salão. Angela chega a afirmar que Zoe é a sua “musa”: “A imagem dela está em toda a nossa marca e no nosso site. Ela é a nossa representante.”
Mas não é apenas a beleza que conta e Angela tem planos para o futuro de Zoe: ser uma cadela de terapia. A dona pretende inscrever a cadela num curso privado para que possa aprender as técnicas e, depois, visitar hospitais.
Além de Zoe, Angela tem ainda dois cães: Gala, de quatro anos, e Bentley, com 10. Os dois animais também têm penteados arrojados.