A seleção nacional feminina de futebol volta a entrar em campo no Mundial esta quinta-feira contra o Vietname. Portugal estreou-se a perder no Campeonato do Mundo, frente aos Países Baixos, num jogo histórico vivido com muita emoção. Esta segunda-feira, a seleção voltou a treinar em Auckland, na Nova Zelândia, menos de 24 horas depois da estreia a perder (0-1), em Dunedin, frente aos Países Baixos. Estes são os principais temas em análise no comentário de Luís Cristóvão.
O comentador da SIC começa por fazer a análise do jogo de estreia, no qual algumas jogadoras estiveram fora das suas posições mais habituais.
“Tatiana Pinto, muito encostada à direita, a Catarina Amado à esquerda, quando normalmente também joga como lateral do lado contrário. Portugal até entrou bem, aqueles primeiros 10 minutos mostraram uma equipa portuguesa à procura de ter bola, mas o golo sofrido, um lance de bola parada, que é claramente o momento onde Portugal é mais frágil, mexeu muito com com a equipa”, considera Luís Cristóvão.
Sobre o jogo desafio da seleção nacional, o comentador destaca os aspetos a que o selecionador Francisco Neto deverá estar atento.
“Creio que o conforto é tudo, o jogo já vai trazer suficientes desafios para eventualmente estabilizar a equipa, como acontece em qualquer situação. Portanto, o conforto tático da equipa permite à equipa estar melhor no jogo e acredito que já nesta partida frente ao Vietname, a linha de 4 regresse, o meio-campo com Andreia Norton ou Kika naquele espaço que vai alimentar as jogadoras da frente e eventualmente até muito maior participação das duas laterais no jogo ofensivo, algo que vai permitir a Portugal ter mais bola, que é a sua marca, digamos assim, de identidade e também, acredito eu, criar muitas mais oportunidades”, realça Luís Cristóvão.
O comentador da SIC destaca ainda que “Portugal vai ter que ter muito mais jogo ofensivo para conseguir a vitória e tendo a vitória chegará como queria Francisco Neto com possibilidades no último jogo”.