Na conferência de imprensa de antevisão do encontro dos oitavos de final frente à Suíça, o selecionador Fernando Santos abordou um tema que deu muito que falar: as palavras proferidas por Cristiano Ronaldo aquando da substituição no jogo com a Coreia do Sul.
“Há dois momentos. Num primeiro, repito o que disse após o jogo, quando fui à flash e, depois, à conferência de imprensa. No campo não ouvi nada, portanto só o ouvi a discutir com o jogador da Coreia. Agora se já vi as vi as imagens já e não gostei nada, não gostei mesmo nada”, admitiu Fernando Santos, vincando que "a partir daí estes assuntos resolvem-se dentro de casa, estão resolvidos terminaram e ponto final em relação a esta questão".
O que se passou? No jogo entre Portugal e a Coreia do Sul, o último da fase de grupos do Mundial e que resultou numa derrota portuguesa, Cristiano Ronaldo foi substituído aos 66' minutos e as câmaras registaram o momento em que disse: “Tens uma pressa do para me tirar”.
Após o final do jogo, na zona mista, em declarações à imprensa, Ronaldo esclareceu que o “recado” foi dirigido a um jogador sul-coreano que estava a pedir-lhe para ser mais rápido a sair de campo no momento da substituição. Uma versão inicialmente corroborada pelo mister que, como o próprio disse hoje, depois foi ver as imagens e… “não gostou nada” do que viu.
Quanto à alegada ida de CR7 para o Al-Nassr, o mister disse que não conversou sobre isso com o internacional português. “Não sei, não falei com ele sobre isso, nem sabia [da notícia]”, disse.
“É uma decisão dele, é uma questão dele. Ele está totalmente focado no campeonato do mundo e em ajudar a equipa, é nisso que estamos focados”, garantiu Fernando Santos, alertando que amanhã vai ser um “jogo tremendamente difícil, duas equipas muito fortes, oitavos de final e portanto um jogo seguramente duro, mas que Portugal acredita que vai ganhar".
Fernando Santos avisa que a seleção nacional tem pela frente uma “equipa muito bem organizada” mas garante que as quinas estarão preparadas.
“A equipa suíça com toda a autoridade entende que é favorita e que tem toda a capacidade para ganhar o jogo e nós também entendemos que temos capacidade para vencer o jogo. Agora é um jogo, vamos jogar 11 contra 11, não sabemos quanto tempo vai durar mas sabemos que estamos totalmente focados, acreditamos que é possível, queremos continuar aqui”, disse, referindo que Portugal vai focar-se “nos detalhes que é importante erradicar”.
A seleção portuguesa de futebol realiza esta tarde o derradeiro treino antes do confronto com a Suíça, a contar para os oitavos de final do Mundial 2022. Ausentes estarão Danilo Pereira e Nuno Mendes.
O treino está agendado para as 18:00 locais (15:00 em Lisboa), no relvado do centro de treinos de Al-Shahaniya, situado nos arredores de Doha, e será aberto aos jornalistas durante os primeiros 15 minutos.
A seleção nacional vai defrontar a Suíça esta terça-feira às 22:00 locais (19:00 em Lisboa), em Lusail. Na sexta-feira, a equipa das 'quinas' perdeu por 2-1 com a Coreia do Sul, de Paulo Bento, no derradeiro encontro do Grupo H, mas segurou o primeiro lugar, com seis pontos, enquanto os asiáticos garantiram o segundo posto, com quatro, e também seguiram para a próxima fase, em que vão encontrar o Brasil.