Monarquia

Bailarino português sobe ao palco no mega espetáculo da coroação de Carlos III

Como parte do concerto de coroação, várias companhias de artes britânicas vão reunir-se pela primeira vez para criar um espetáculo único.

Marcelino Sambé
Twitter/The Royal Ballet

SIC Notícias

O Reino Unido vai virar uma página na história monarquia este fim de semana com a coroação do Rei Carlos III. O país para para assistir atentamente às cerimónias reais, que vão contar com pompa e circunstância e convidados de honra. No domingo, as artes vão subir ao palco para um espetáculo único em homenagem a Sua Majestade, nos jardins do Castelo de Windsor, e contará com a participação de um português.

O “concerto da coroação”, como é apelidado no Reino Unido, vai contar com estrelas do mundo da música e, pela primeira vez, as companhias de ballet, ópera, teatro, música e arte vão fundir-se para um espetáculo único.

De acordo com a BBC, a peça é baseada nos temas amor e união e é aqui que o português, Marcelino Sambé, entra como bailarino principal da companhia The Royal Ballet.

Quem é Marcelino Sambé?

Marcelino Sambé é um bailarino clássico de origem portuguesa e guineense. Começou na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa e mais tarde, em 2012, entrou para o The Royal Ballet de Londres. Sete anos depois, Sambé foi promovido a bailarino principal.

Em 2018 foi considerado pela revista Forbes um dos mais destacados 30 jovens europeus com menos de 30 anos no setor das Artes e Cultura.

Os famosos cantores e músicos que vão subir ao palco

Com pano de fundo o Castelo de Windsor, o palco vai ser invadido por estrelas da música que vão atuar em homenagem a Sua Majestade.

Katy Perry, Lionel Richie e os Take That são alguns dos nomes sonantes que estão na lista.

Para além disso, o concerto incluirá atuações da estrela de ópera italiana Andrea Bocelli, do barítono baixo galês Bryn Terfel, da cantora e compositora Freya Ridings e do compositor de música clássica Alexis Ffrench.

O guitarrista Steve Winwood, Paloma Faith, o cantor Olly Murs e Nicole Scherzinger também vão atuar na noite de domingo.

Um coro de 300 cantores de diversas proveniências, denominado “Coronation Choir”, atuará igualmente no espetáculo, ao qual se juntará um “Virtual Choir” composto por vozes de vários países da Commonwealth.

Vários artistas britânicos recusaram a atuar na coroação de Carlos III, entre os quais Adele, Elton John, Spice Girls, Ed Sheeran, Harry Styles e Robbie Williams.

Últimas