Monarquia

Chefes de Estado, reis e rainhas, artistas: os convidados (e as indumentárias) da coroação

Dentro da Abadia, cerca de 2.000 convidados, entre chefes de Estado, reis e rainhas, atores, cantores e dezenas de representantes das muitas instituições e organizações não-governamentais presididas por Carlos III e por Camila. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi um dos convidados.

Gareth Cattermole/AP

SIC Notícias

Os reis de Espanha, da Holanda, da Suécia, da Jordânia, do Barhein, da Tailândia, o sultão do Brunei, os príncipes do Mónaco, do Japão, da Noruega e outros tantos não faltaram à coroação do rei Carlos III. As casas reais de todo o mundo estiveram representadas em Westmister.

Do mundo republicano, foram convidados Emmanuel Macron, o Presidente francês, e outros 90 chefes de Estado e de Governo. Joe Biden não esteve presente, mantendo uma tradição não explícita dos presidentes dos Estados Unidos de não estarem nas coroações da monarquia britânica, mas a Casa Branca fez-se representar pela primeira dama, Jill Biden.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi um convidados para a cerimónia no interior da Abadia de Westminster, onde estiveram, também, os membros dos governos do Reino Unido, das duas câmaras do Parlamento, representantes dos principais partidos políticos e das 56 nações que fazem parte da Commonwealth.

Os primeiros-ministros que serviram a coroa britânica, de John Major e Tony Blair, a David Cameron e Boris Johnson, até ao atual, Rishi Sunak, também assistiram à celebração.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen e o presidente do conselho Charles Michel, também marcaram presença na abadia.

A coroação do rei Carlos III teve menos convidados do que a última, de Isabel II, há 70 anos, quando mais de oito mil pessoas receberam convite.

Mas entre os 2.200 que este sábado tiveram lugar, dezenas de atores, atrizes, e caras famosas da televisão, cinema e teatro. Judi Dench, Maggie Smith, Emma Thomson e tantos outros que, muitas vezes, em filmes e séries, representaram membros da família real.

Do lado da música, para além de Andrew Loyd Webber, que compôs o hino da coroação, vários cantores presentes, com destaque para Lionel Richie, e Katy Perry, que vai atuar no concerto deste domingo.

E, cumprindo um desejo expresso pelo rei, houve lugares 850 especiais para os representantes das muitas organizações e institutos que Carlos e Camila apoiam.

A indumentária (pensada)

Os meses de espera deram tempo aos convidados para pensar e preparar ao detalhe as roupas para a ocasião. Mais clássicas ou arrojadas, a aposta da maioria das senhoras foi o cor de rosa. Nos acessórios destaque para os toucados e chapéus de diferentes formas, cores e feitios, na melhor tradição britânica.

Nos homens, a escolha foi o fato e gravata, mas houve também quem optasse pelo fraque e até pela cartola, como o caso do cantor norte-americano Lionel Richie.

A rainha, e todas as princesas usaram vestidos brancos, para a cerimónia, à exceção da princesa real, Ana, irmã mais velha do rei, que usou o uniforme militar. Recorde-se que Ana é coronel e lidera vários regimentos de infantaria tanto no Reino Unido como no Canadá.

O vestido da princesa de Gales foi desenhado por Alexander Mcqueen, como já tinha sido no dia em que casou com William. Kate escolheu para a cerimónia uns brincos de pérolas e diamantes que pertenciam a Diana.

Camila, usou um vestido de seda, com bordados de flores e plantas dos campos de Inglaterra, numa alusão à paixão comum que a rainha e Carlos III têm pela natureza.

Últimas