Liga Europa

Atalanta quebra a invencibilidade do Bayer Leverkusen e conquista a Liga Europa

13 anos depois de ter sido o palco da final entre FC Porto e Sporting de Braga, a Arena de Dublin recebeu desta vez os transalpinos, que nunca tinham vencido uma competição europeia, e os germânicos, que queriam juntar este troféu ao conquistado em 1988.

Rafael Carvalho Ferreira

Aí está o primeiro vencedor de uma competição europeia relativa à temporada 2023/24. A Atalanta conquistou a Liga Europa ao vencer o Bayer Leverkusen por 3-0, na final realizada em Dublin.

A formação de Bérgamo quebrou assim a malapata da equipas italianas, que na temporada passada estiveram nas três finais europeias e perderam todos os duelos. Mas passemos ao filme do encontro.

Num estádio bem composto, foram os italianos, carrascos do Sporting esta temporada, que deixaram a primeira ameaça do encontro. Aos oito minutos, Gianluca Scamacca, na sequência de um cruzamento de Ruggeri, cabeceou em posição privilegiada mas a bola esbarrou em Hincapié.

Mas o golo tão desejado viria a surgir quatro minutos depois. Num belo trabalho coletivo da Atalanta, Zappacosta cruzou rasteiro para o Lookman, que se antecipou e finalizou para o fundo da baliza dos novos campeões alemães.

O Bayer Leverkusen não se ficou e foi em busca do golo do empate mas pela frente tinha uma muralha intransponível. Tapsoba fez um passe a rasgar para Frimpong, que cruzou rasteiro para o ex-benfiquista Grimaldo. O lateral espanhol tentou o remate de primeira com o pé direito, mas falhou a bola. O esférico sobrou para Stanisic, que atirou à figura do guardião da Atalanta.

"Quem não marca, sofre", já diz a velha máxima do futebol e foi mesmo isso que sucedeu.

Aos 26 minutos, Lookman voltou a atacar. O avançado nigeriano recebeu a bola à entrada da área, driblou um adversário e atirou em jeito para o poste mais distante. Estava feito o segundo da Atalanta e também o segundo da conta pessoal do jogador de 26 anos.

Um, Dois, Três… a conta que Lookman fez

No segundo tempo, a bola só viria a entrar novamente a 15 minutos para o fim do apito final do encontro. Scamacca serviu na direita, Lookman encarou o ex-Vitória de Guimarães Tapsoba e atirou a fuzilar a baliza germânica. Estava feito o hat-trick do internacional nigeriano na partida.

Com esta conquista, na que foi a sua primeira final internacional, a Atalanta assegura definitivamente a presença na fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões, para a qual o Benfica pode ainda se apurar diretamente, mas precisa que os italianos ocupem um dos quatro primeiros lugares no campeonato italiano.

Últimas