É uma nova Champions a partir desta temporada: 36 clubes vão participar numa competição composta por uma só liga. É o fim da antiga fase de grupos da Liga dos Campeões, que tinha 32 participantes divididos em oito grupos de quatro.
Neste novo formato, as equipas vão enfrentar oito oponentes diferentes, disputando metade dos jogos em casa e a outra metade fora.
Os resultados de cada jogo decidirão a classificação geral do campeonato. As oito melhores equipas da liga qualificam-se automaticamente para os oitavos de final, enquanto aquelas que terminarem entre o 9º e o 24º lugares vão disputar um play-off a duas mãos.
As equipas que terminarem do 25º posto para baixo serão eliminadas, sem direito a acesso à Liga Europa.
Dos oitavos de final em diante, a Liga dos Campeões continua a a seguir o formato existente de eliminatórias até à final, que será disputada em Munique, na Alemanha.
CR7 vai receber homenagem no sorteio
O sorteio da fase de liga da Champions decorre esta quinta-feira, no Fórum Grimaldi, no Mónaco, às 17h00 (hora de Portugal Continental).
A UEFA manterá o critério de constituição dos potes pelos quais serão distribuídos os clubes participantes (entre os quais estarão Sporting e Benfica), que terá por base o coeficiente no ranking do organismo, à exceção do campeão, colocado no Pote 1, independentemente do lugar na hierarquia.
Em função daquele posicionamento, os 36 clubes apurados serão colocadas em quatro potes, com nove emblemas cada, sendo sorteados dois adversários de cada pote, incluindo o da equipa em causa, com algumas restrições: não poderão defrontar nenhuma formação da sua associação, nem mais do que duas de outra associação.
Cristiano Ronaldo vai ser homenageado pela UEFA durante a cerimónia, por ser o melhor marcador de sempre da Liga dos Campeões.