O Jogos Paralímpicos arrancam hoje em Paris, França. O comentador da SIC, Olivier Bonamici, começa por falar da atleta Carla Oliveira que vai competir já esta quinta-feira na Bocha.
Olivier Bonamici conta ainda a história de Ludwig Guttman, um neurologista alemão que fugiu no nazismo, e que em 1948 teve a ideia de criar os Jogos Paralímpicos. Tudo começou num hospital militar com veteranos da Segunda Guerra Mundial.
O comentador da SIC recorda também uma das maiores batotas da história do desporto que aconteceu em nos Jogos Paralímpicos de 2000.
Bonamici termina com a história de um atleta de natação do Sporting com Síndrome de Down que ganhou 13 medalhas no último mundial para atletas com Trissomia 21, mas não poder participar nos Jogos Paralímpicos. "É terrível. Uma vergonha", afirmou.
27 atletas vão representar Portugal
Portugal vai contar com 27 atletas nos Jogos Paralímpicos de Paris, o número mais baixo desde Seul 1988, mas vai estar representado num número recorde de 10 modalidades.
Em relação aos Jogos anteriores, em Tóquio, Portugal leva menos seis atletas, mas mantém na comitiva, apresentada esta terça-feira em Loures, o canoísta Norberto Mourão e o lançador do peso Miguel Monteiro, os donos dos dois bronzes conseguidos em 2021, depois de os Jogos terem sido adiados um ano devido à pandemia de covid-19.
A comitiva paralímpica aos Jogos de Paris, que decorrerão entre 28 de agosto e 8 de setembro, integra sete estreantes, um dos quais Filipe Marques, no triatlo, modalidade na qual Portugal fará a sua estreia em competições paralímpicas.