Jogos Olímpicos

Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos obriga a dispositivo de segurança inédito

A polícia local está já a barrar, a vários quilómetros de distância, o acesso ao local da cerimónia. Fernando Pimenta e Ana Cabecinha serão os porta-estandartes de Portugal, mas não deverão ser acompanhados pelos restantes atletas lusos.

Miguel Guerreiro

SIC Notícias

Está tudo a postos para o arranque de mais uma edição dos Jogos Olímpicos, um evento que obriga as autoridades francesas a um grande esforço. No dia em acontece a cerimónia de abertura, em Paris, o dispositivo policial idealizado para o efeito já está a funcionar.

Miguel Guerreiro, jornalista da SIC em Paris, relata que o dispositivo de segurança, que já se fazia notar há uma semana, tem sido reforçado ao longo dos últimos dias.

A polícia local está já a barrar, a vários quilómetros de distância, o acesso ao local da cerimónia. A circulação em algumas das principais artérias da capital francesa está também bastante condicionada.

Esta sexta-feira, é o dia de maior risco devido à cerimónia de abertura da competição, que este ano, pela primeira vez, decorrerá fora de portas, ao longo do rio Sena, o que levou as autoridades a reforçarem os meios no terreno.

Durante a tarde desta sexta-feira, o espaço aéreo da região vai estar totalmente encerrado e será patrulhado por drones.

Fernando Pimenta e Ana Cabecinha serão os porta-estandartes de Portugal na cerimónia que dá início aos Jogos Olímpicos, mas não deverão ter a companhia dos cerca de 30 atletas lusos que já se encontram em França, revela Miguel Guerreiro.

Destes, 12 entram em ação no sábado, pelo que deverão ficar em preparação na aldeia olímpica.

Mais de 80 barcos vão percorrer o Sena

Entre 6.000 a 7.000 atletas, dos 10.500 que participarão em Paris2024, vão desfilar em 85 barcos no rio Sena, decorados com as cores das suas delegações, desde a ponte de Austerlitz até à Torre Eiffel e ao Trocadéro, ponto final do espetáculo.

No centro da cerimónia de abertura, que marca o arranque oficial dos XXXIII Jogos Olímpicos, estarão monumentos emblemáticos da capital francesa, como Notre-Dame, o museu do Louvre ou o museu d' Orsay, num espetáculo que unirá o desporto e a arte no 'coração' da 'Cidade Luz'.

Protagonizada por cerca de 3.000 dançarinos, músicos ou comediantes, que tomarão de 'assalto' as margens, as pontes e até o céu, esta gigantesca coreografia estender-se-á por seis quilómetros, ao longo dos quais estarão 326.000 espetadores.

Visite o Especial Jogos Olímpicos

Paris 2024:

Portugal nos Jogos Olímpicos:

História dos Jogos Olímpicos:

Quizzes:

Últimas