A operação de limpeza e desmontagem no Parque Tejo está a decorrer desde ontem ao final da tarde, depois de milhares de peregrinos terem abandonado o recinto deixando para trás um rasto de lixo.
A organização da Jornada Mundial da Juventude garante que até ao final da tarde de hoje os trabalhos estarão terminados.
Nos setores que pertencem aos concelho de Loures, ou seja para o outro lado do rio Trancão, a operação de limpeza deverá durar pelo menos até ao final da semana.
Milhares deixam rasto de lixo para trás
Cerca de uma hora depois de terminar a missa final da Jornada Mundial da Juventude, milhares de pessoas abandonaram o Parque Tejo, deixando para trás um rasto de lixo.
A agência Lusa percorreu uma parte do relvado do setor A do recinto onde decorreu a missa presidida pelo Papa Francisco, tendo encontrado lixo no chão nas zonas de clareira.
Milhares de peregrinos levaram os seus sacos cama e pertences, mas deixaram para trás garrafas de plástico e outro lixo.
estavam ainda sentados no relvado, pouco depois das 11:30, "à espera que a confusão passe".
Em declarações à agência Lusa, Maria Côrte Real e José Maria Branco salientaram que o único problema no local, e que "não tem a ver com a organização", é o lixo que se acumula no relvado.
"Por exemplo, nós trouxemos dois sacos de plástico para levarmos o nosso lixo", disse Maria, atribuindo a responsabilidade aos peregrinos que não tiveram esse cuidado.
A JMJ terminou no domingo, com um encontro do Papa com voluntários da jornada.