Jornada Mundial da Juventude

Lar altera rotinas para utentes acompanharem o Papa (pela televisão)

O Papa proferiu, já em Portugal, palavras de preocupação sobre a forma como os idosos são tratados. Esses alertas chegaram por exemplo a um lar na Covilhã, que alterou toda a rotina para seguir o papa pela televisão.

SIC Notícias

No lar de São José, a aula de ginástica e as atividades de animação esta manhã foram adiadas porque por estes dias a prioridade destes idosos é acompanhar a visita do Papa a Portugal. Pela televisão, no conforto do lar, com mais ou menos devoção.

“Sou católica, mas não sou praticante. Gostei muito da vinda do Papa cá, porque dá força aos jovens e eles precisam. Tive momento que até fiquei com os olhos cheios de água, porque ele é uma pessoa muito, muito humana.", disse Isabel Poeta, utente do lar.

A vinda do Papa a Portugal é um acontecimento marcante e que tem muito significado para os utentes do lar de São José.

“Como lhe digo, eles estão muito emocionados, levantam-se imediatamente a pensar no que vão fazer. E o que vão fazer é tomar o pequeno almoço e vir para aqui, porque querem o ecrã ligado para poderem ver o Papa.”, disse Joaquim Pereira, diretor do lar.

No lar de São José na Covilhã ninguém fica indiferente aos passos de Francisco. A instituição até preparou no espaço exterior condições para que os utentes pudessem assistir ao acontecimento mundial.

Aquilo que os utentes desejam é que a vinda do Papa a Portugal traga mais “paz, amor e carinho” e que os portugueses se unam mais.

As maleitas da idade já não permitem fazer peregrinações, mas o desejo era ver Francisco de perto. Há quem já o tenha visto ao vivo e guarde o momento na memória.

Manuel Loureiro, utente do lar, diz já ter visto o Papa em Roma e que é algo que traz uma “emoção muito grande”.

“Eu gostava que viesse aqui à nossa região da Covilhã, há muita gente à espera.”, disse José Rosa, utente do lar.

Ainda que à distância, a visita do Papa a Portugal é seguida com atenção e serve de inspiração para muitos utentes do lar de São José.

Últimas