Jornada Mundial da Juventude

Papa recebeu vítimas de abusos sexuais

Durante a celebração de vésperas desta tarde, o Papa Francisco evocou os escândalos e o sofrimento das vítimas dos abusos sexuais na Igreja Católica.

SIC Notícias

O Papa Francisco reuniu-se esta quarta-feira, na Nunciatura Apostólica, com as vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica, em Portugal, após a homilia que decorreu no Mosteiro dos Jerónimos.

Francisco encontrou-se com 13 vítimas e ouviu os seus testemunhos individualmente. Segundo a SIC apurou, o Papa ter-lhes-á pedido desculpa.

Este encontro não estava na agenda pública para promover o secretismo e a proteção da identidade das vítimas.

Segundo a Santa Sé, "o encontro decorreu num clima de intensa escuta e durou mais de uma hora, concluindo-se pouco depois das 20:15".

Durante a celebração de vésperas desta tarde, o Papa Francisco evocou os escândalos e o sofrimento das vítimas dos abusos sexuais na Igreja Católica.

“Às vezes, o nosso mau testemunho e os escândalos desfiguram o rosto da Igreja e chama-nos a uma humilde e constante purificação, partindo do grito do sofrimento das vítimas que de devem acolher e escutar”, disse Francisco.

Também a fazer referência aos abusos sexuais sofridos por milhares de crianças na Igreja Católica, um grupo de cidadãos que ergueu na madrugada desta quarta-feira três cartazes em Lisboa, Loures e Algés (Oeiras), acusam a autarquia e a Polícia Municipal de Oeiras de ter retirado ilegalmente aquele que fora colocado naquele concelho.

Últimas