O presidente do Brasil, Lula da Silva, insiste que os financiadores da invasão de domingo em Brasília vão ser encontrados pelas autoridades. Até agora, cerca de 1500 pessoas foram detidas e os acampamentos de apoiantes de Jair Bolsonaro foram desmantelados.
O chefe de Estado brasileiro chamou os governadores ao Palácio do Planalto e posteriormente saíram até ao Supremo Tribunal Federal. Horas depois do assalto à democracia brasileira, Lula da Silva quis dar um sinal de força e solidez ao país.
“Queremos saber quem financiou para as pessoas ficarem tanto tempo. Não é possível um movimento durar o tempo que durou em frente aos quartéis se não houvesse financiamento, se não tivesse garantido o pão de cada dia, o café, o almoço e a janta [jantar]”, proferiu Lula da Silva.
O Presidente brasileiro referia-se aos ataques do passado domingo mas também aos acampamentos de apoiantes de Jair Bolsonaro que duraram durante várias semanas.
No exterior dos quartéis os manifestantes contestavam o resultado das eleições presidenciais e pediam uma intervenção militar. Porém, esta segunda-feira o acampamento de Brasília foi desmantelado.
1500 pessoas foram detidas
Cerca de 1500 pessoas foram já detidas e muitas delas foram transportadas para um ginásio da Polícia Federal, local de onde muitos apoiantes de Bolsonaro têm partilhado frequentemente imagens nas redes sociais dos momentos em que rezam e se queixam das condições em que se encontram.
Continuam também a defender o movimento, apesar de todos os crimes que estão em causa, tal como referiu Flávio Dino, ministro da Justiça:
“Temos um crime de golpe de estado, e esse é o nome no Código Penal, pelo que não restam dúvidas. Vivemos um crime de tentativa de abolição violenta do Estado de direito democrático. O crime de dano, incluindo os danos qualificados do património público, incluindo o património classificado como património histórico. Havia associação criminosa, havia danos corporais”
Paulo Pimenta, ministro da Secretaria da Comunicação, acusou as autoridades de compactuarem com os invasores.
“Estas pessoas não chegariam até à sede dos poderes sem que existisse algum nível de comprometimento ou conivência das autoridades”, disse o ministro.
O Governo brasileiro lamenta a inação das forças de segurança de Brasília sustentada por novos vídeos que vão sendo divulgados.
Um deles em específico mostra o momento em que a polícia de choque permite a entrada de manifestantes no Senado.