Representantes de parlamentos de 68 países, membros da União Interparlamentar, reuniram-se com o Papa no Vaticano para o Jubileu dos Parlamentares. Estiveram também presentes líderes religiosos e representantes da sociedade civil internacional.
O desenvolvimento da inteligência artificial foi um dos temas que Leão XIV quis pôr em cima da mesa. Para o Papa, apesar de reconhecer o potencial para o funcionamento da sociedade a todos os níveis, considera uma preocupação nos mais jovens e especificamente nas relações não só uns com os outros, mas também no âmbito familiar.
Não é a primeira vez, desde que foi eleito Papa, que deixa alertas sobre este tema. Leão XIV pediu mais regulamentação, feita pelos respetivos governos, e quanto ao avanço, pede ao setor mais critérios.
Para estes profissionais, o processo tecnológico e científico só vai permitir a esta nova geração que possa ter mais tempo para se dedicarem a várias tarefas e de forma mais criativa.
A Igreja Católica deixa um convite: que os responsáveis por este desenvolvimento tenham em consideração o bem-estar das pessoas, não só a nível material, mas também intelectual e espiritual.