Inteligência Artificial

DeepSeek: aplicação chinesa dá respostas com "mais qualidade" e "com muito menos dinheiro"

A DeepSeek é uma startup chinesa de inteligência artificial. Nos últimos dias, tornou-se a aplicação gratuita mais descarregada na App Store nos Estados Unidos, ultrapassando o ChatGPT.

Lourenço Medeiros

Lourenço Medeiros, editor de novas tecnologias da SIC, explica que a DeepSeek, uma nova aplicação chinesa de inteligência artificial, dá respostas com "mais qualidade" e é muito mais barata.

O jornalista da SIC refere que a DeepSeek permite pesquisa, o que significa que se pode estar a preparar para substituir os motores de pesquisa a que estamos habituados, como o google.

De seguida, indica que tem "uma coisa logo à vista": "Pensamento profundo". O editor de novas tecnologias considera a ferramenta "impressionante", uma vez que explica muitos dos passos que vai construir para chegar às soluções.

Para Lourenço Medeiros, a DeepSeek é mais avançada do que a primeira versão do ChatGPT em "muitos parâmetros objetivos". Adicionalmente, também "bate em grande parte" os principais sistemas americanos.

A DeepSeek dá respostas "com mais qualidade" e com "muito menos dinheiro", refere.

DeepSeek

Durante o fim de semana, a startup chinesa de inteligência artificial DeepSeek tornou-se a aplicação gratuita mais descarregada na App Store nos EUA, ultrapassando o ChatGPT, da OpenAI.

O CEO da Open AI, que detém o ChatGPT, diz que é revigorante ter um novo concorrente e diz que a rival chinesa é impressionante. Por outro lado, a Austrália pede cautela com a DeepSeek.

Já o Vaticano, não menciona uma empresa em específico, mas pede aos governos para estarem atentos ao desenvolvimento da inteligência artificial. Numa carta escrita por dois cardeais, entre eles o português D. José Tolentino Mendonça, o Vaticano alerta que este tipo de tecnologia pode espalhar desinformação e alimentar a polarização política e a agitação social. O Vaticano diz mesmo que há uma "sombra do mal" que precisa de regulamentação.

Últimas