O incêndio de Penamacor que deflagrou esta segunda-feira está em fase de rescaldo. A Proteção Civil vai manter as operações de vigilância e todos os meios para resolver eventuais situações que possam surgir durante a noite.
Estava prevista uma noite difícil e assim foi. O fogo que começou na freguesia de Aranhas saltou num ápice para a aldeia de João Pires. Com a força do vento, as chamas ganharam outra dimensão.
Chegaram a estar 13 meios aéreos a ajudar no combate às chamas. Os mais de 400 bombeiros apoiados por uma centena de viaturas conseguiram que durante a manhã o incêndio começasse a dar sinais de tréguas.
A calmaria durou pouco e por volta das 14:00 surgiu uma nova frente a lavar com intensidade.
Além de floresta, arderam barracões agrícolas e perderam-se animais, mas foi possível evitar o pior.
Com o apoio da população, o combate eficaz dos bombeiros conseguiu impedir que o fogo se aproximasse de habitações.
A Proteção Civil mantém a vigilância porque o calor e o vento podem agravar a situação em Penamacor e voltar a pregar mais um susto.