Incêndios em Portugal

Incêndio arde com intensidade junto a populações em Castelo Branco

Para o local foram mobilizados centenas de operacionais e vários meios aéreos. Um avião que participava no combate ao incêndio teve de fazer uma amaragem, o piloto saído ileso, informou a Proteção Civil.

Canva

SIC Notícias

Lusa

O alerta foi dado ao início da tarde desta sexta-feira, passava pouco das 15:00. As chamas estão a lavrar numa zona de floresta próximo da aldeia de Carrascal, Santo André das Tojeiras, concelho de Castelo Branco.

Para o local, de acordo com informação partilhada na página da Proteção Civil, pelas 00:30 encontravam-se no combate ao fogo mais de 550 operacionais, apoiados por mais de 180 viaturas.

O presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, adiantou, pelas 00:15, que a frente ativa do fogo continuava com "muita força" e a causar dificuldades no terreno.

"A frente de fogo é muito grande e o terreno é de difícil acesso, o que dificulta bastante o combate. Vai ser uma noite longa", frisou, descartando a ocorrência de feridos ou danos maiores em infraestruturas.

O vento está a dificultar as operações no terreno e algumas pessoas tiveram de ser retiradas por precaução.

Amaragem de avião provoca danos materiais

Um avião que participava no combate ao incêndio que lavra em Santo André das Tojeiras, teve de fazer uma amaragem que provocou danos materiais, tendo o piloto saído ileso, informou a Proteção Civil.

Segundo o comandante do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil de Castelo Branco, Pedro Nunes, a amaragem ocorreu na barragem da Pracana, "há cerca de uma hora".

"O piloto saiu ileso e neste momento [17:45] estamos ainda a avaliar os danos no avião", disse Pedro Nunes à agência Lusa.

A barragem de Pracana está implantada sobre o rio Ocreza na foz da ribeira da Pracana neste rio, localizando-se entre os municípios de Mação (distrito de Santarém) e de Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco.

Segundo o comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil de Castelo Branco trata-se de um avião anfíbio Fire Boss que estava no combate ao incêndio que está a lavrar num povoamento florestal em Santo André das Tojeiras, concelho de Castelo Branco, desde as 15:09.

[Última atualização às 00:55]

Últimas