Incêndios em Portugal

Incêndios: temperaturas descem e situação está mais calma

Balanço da Proteção Civil indica que incêndio de Baião é o mais preocupante.

PAULO NOVAIS/Lusa

SIC Notícias

Este sábado as temperaturas desceram, o que está a ajudar no combate aos incêndios. No terreno continuam mais de 1.700 operacionais entre incêndios em curso e outros em fase de resolução. O Comandate Nacional da Proteção Civil adverte, no entanto, que este é um fim de semana de condições extremas.

Incêndio que lavra há dois dias em Baião continua a ser o mais preocupante

O incêndio que começou em Baião há dois dias é o que nesta altura está a mobilizar mais meios. Há uma frente de fogo ativa numa zona de difícil acesso em que o combate praticamente só é possível com a ajuda de meios aéreos. A Proteção Civil espera que ainda este sábado o fogo entre em fase de resolução.

Os incêndios em resolução mobilizam ainda mais de 500 operacionais e um meio aéreo.

No balanço deste sábado, a Proteção Civil deu ainda conta de 1.177 ignições desde 8 de julho e só este sábado, até às 12:00, 28 ignições.

Incêndio de Ponte da Barca em fase de resolução ao fim de quatro dias

As chamas que começaram na terça-feira em Lindoso chegaram a obrigar à evacuação de aldeias em pleno Parque Natural Peneda-Gerês.

Leiria e Santarém foram dos distritos mais afetados esta semana pelos incêndios

Os distritos de Leiria e Santarém foram dos mais afetados esta semana pelos incêndios. Em Alvaiázere, três famílias ficaram desalojadas e um bombeiro ficou ferido. Em Ourém, ficaram danificadas cerca de 30 habitações. As aldeias da região centro voltaram a sofrer bastante com uma semana de dezenas de incêndios.

Em relação a vítimas, há a registar a morte do piloto que ontem comandava um avião anfíbio que caiu no combate aos incêndios e ainda 195 ocorrências onde foi necessário prestar assistência.

“Perdemos um dos nossos, um bombeiro do ar. O sentimento de todos é de perda, honraremos com toda a nossa vontade e capacidade operacional”, disse André Fernandes, Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil.

No total foram retiradas das suas habitações 869 pessoas, mas a maioria já regressou, informou a Proteção Civil.

[Última atualização às 15:30]

Últimas