Incêndios em Portugal

Incêndio em Baião é o que hoje mais preocupa

Mais de 130 bombeiros apoiados por um meio aéreo combatem as chamas esta manhã na zona de Teixeira.

HUGO DELGADO

Lusa

Quase 140 bombeiros combatiam às 09:00 de hoje o incêndio que começou quinta-feira em Baião, no distrito do Porto, única ocorrência importante em curso na página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O incêndio que deflagrou na manhã de sexta-feira em Bragança foi dado como dominado à 1:38 horas, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança, e o que deflagrou no mesmo dia em Bustelo, Chaves, entrou em resolução às 02:13, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real.

Situação de contingência até domingo

Portugal Continental está em situação de contingência até domingo devido às previsões meteorológicas, com temperaturas muito elevadas em algumas partes do país, e ao risco de incêndio.

A situação de contingência corresponde ao segundo nível de resposta previsto na lei da Proteção Civil e é declarada quando, face à ocorrência ou iminência de acidente grave ou catástrofe, é reconhecida a necessidade de adotar medidas preventivas e ou especiais de reação não mobilizáveis no âmbito municipal.

Os incêndios florestais consumiram este ano mais de 38 mil hectares, cerca de 25.000 dos quais na última semana, a maior área ardida desde 2017, segundos dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Últimas