Os drones têm sido a arma mais eficaz da Ucrânia na guerra contra a Rússia, mas a indústria militar do país precisa de mais investimento estrangeiro para não perder a corrida contra os russos. A Sky News teve acesso exclusivo a uma fábrica ucraniana de drones.
Os ucranianos transformaram os drones na sua arma mais eficaz contra os invasores. Mas, agora, de acordo com os próprios ucranianos, estão a perder a vantagem nos céus da Ucrânia.
A empresa de drones General Cherry foi fundada por voluntários no início da guerra, produzindo 100 por mês, mas, atualmente, produz 1.000 vezes mais. Andriy Lavrenovych, um dos funcionários, diz que a produção é sempre é insuficiente:
"Os russos têm muitas tropas, muitos veículos e os nossos soldados dizem-nos todos os dias que precisam de mais armas, precisam de melhores, mais rápidas e que alcancem maiores altitudes.”
Os comentários ecoam as palavras do líder da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, que disse esta semana que "os russos aumentaram o número de drones", enquanto Kiev, devido à falta de investimento, ainda não conseguiu aumentar a sua produção.
Fábrica muda de localização com frequência
A localização da fábrica, que muda com frequência, é um segredo bem guardado porque a Rússia ataca este tipo de infraestrutura sempre que pode.
Num edifício de escritórios anónimo, a SKY News viu drones a serem montados e empilhados aos milhares. Montados como brinquedos, são montados à mão e personalizados. Os engenhos variam em tamanho e alguns transportam explosivos para atacar o inimigo.
Outros voam até seis quilómetros de altura para emboscar drones de vigilância russos.
Um drone ucraniano de 1.000 dólares (cerca de 858 euros) pode derrubar uma aeronave inimiga que vale 300 vezes mais.