Guerra Rússia-Ucrânia

Zelensky garante que não vai entregar “nenhum pedaço de terra” à Rússia

No Dia da Bandeira Nacional, o presidente ucraniano garantiu que não cederá território à Rússia, enquanto a guerra continua.

SIC Notícias

Nas celebrações do Dia da Bandeira Nacional da Ucrânia, Volodymyr Zelensky garantiu que não vai ceder qualquer território à Rússia. A declaração foi feita este sábado, numa altura em que a guerra continua a devastar várias regiões do país.

As bandeiras azuis e amarelas, hoje reconhecidas em todo o mundo como símbolo da resistência ucraniana, foram hasteadas em edifícios governamentais para assinalar a data.

A efeméride comemora o momento, há mais de 30 anos, em que os deputados ucranianos apresentaram oficialmente a bandeira no parlamento, pouco antes da independência do país.

Na véspera do feriado que celebra precisamente essa independência, a Rússia continua a bombardear várias cidades ucranianas. Dezenas de civis ficaram feridos e vários edifícios foram destruídos nos últimos ataques.

Entretanto, Donald Trump, que recentemente reuniu com Zelensky na Casa Branca e com Putin no Alasca, afirmou que é o presidente russo quem está a dificultar as negociações.

Ainda assim, o presidente norte-americano garante que terá uma solução para o conflito “dentro de duas semanas”.

Por seu lado, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia afirmou que não existe, para já, qualquer data prevista para uma reunião entre Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky.

Últimas