Guerra Rússia-Ucrânia

Donald Trump "planeou" humilhar Volodymyr Zelensky na Casa Branca?

Os Presidentes dos Estados Unidos e da Ucrânia reuniram-se na Casa Branca para assinar um acordo sobre as "terras raras" ucranianas. No entanto, o encontro acabou com uma "discussão acesa" entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky, que abandonou a Sala Oval de "mãos a abanar".

Nuno Rogeiro

Mariana Jerónimo

O encontro entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky, esta sexta-feira, ficou marcada por um elevado clima de tensão entre os dois. O Presidente ucraniano deixou a Casa Branca sem assinar o acordo que previa que Washington continuaria a fornecer ajuda a Kiev em troca de acesso às "terras raras" do país. O Presidente dos Estados Unidos é acusado de humilhar publicamente o seu homólogo ucraniano na Sala Oval.

O comentador da SIC, Nuno Rogeiro, acredita que o acordo ainda permanece de pé e que será bastante favorável para a Ucrânia.

"O petróleo e gás que já está a ser explorado não faz parte, isto [acordo] trata-se de materiais que não tenham sido explorados. Os americanos não vão pôr as mãos naquilo que já está a ser explorado e que contribuiu para o orçamento do Estado ucraniano", refere.

Depois do encontro polémico entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky, vários líderes europeus manifestaram o seu apoio a favor do líder ucraniano.

Últimas