Guerra Rússia-Ucrânia

Embaixada portuguesa em Kiev atingida em ataque russo: "Obviamente não foi um erro nem um acaso"

José Pedro Tavares, correspondente da SIC na Turquia, afirma que o ataque da Rússia contra Kiev que atingiu instalações diplomáticas "não é inocente".

SIC Notícias

O ataque russo realizado hoje em Kiev, assumido por Moscovo como uma resposta ao ataque de quarta-feira contra a região de Rostov, no sudoeste da Rússia, atingiu a embaixada portuguesa na capital ucraniana, avançou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.

"Obviamente não foi um erro nem um acaso. Este ataque não é inocente, vem na sequência da presença de Zelensky no Conselho Europeu ontem, onde pediu aos governos da UE garantias de segurança para o futuro. Vem também na sequência da conferência de imprensa Putin (...) em que justificou o esforço de guerra russo", afirma José Pedro Tavares.

Neste ataque morreu pelo menos uma pessoa e 10 ficaram feridas. O presidente da Câmara de Kiev, Vitali Klitschko, declarou na rede social Telegram que as equipas de busca e salvamento localizaram um corpo após o ataque russo e que quatro dos cerca de dez feridos "foram hospitalizados".

Governo "condena de forma veemente os ataques" e apresentará protesto formal à Rússia

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros "condena de forma veemente os ataques desta madrugada a Kiev, que causaram danos materiais em diversas missões diplomáticas, incluindo a chancelaria da Embaixada de Portugal".

Além disso, o encarregado de negócios da Federação Russa "foi já chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para que seja apresentado um protesto formal junto da Federação Russa", acrescentou o Palácio das Necessidades.

A diplomacia portuguesa considera "absolutamente inaceitável que qualquer ataque possa visar ou ter impacto em zonas de instalações diplomática".

Seis missões diplomáticas atingidas em ataques russos

Nos ataques russos a um bairro nobre do centro de Kiev ficaram danificadas no total seis missões diplomáticas, a maioria está localizada no mesmo edifício, informaram diplomatas ucranianos.

Além da de Portugal, foram atingidas as missões diplomáticas da Albânia, Argentina, Autoridade Palestiniana, Macedónia do Norte e do Montenegro, divulgou o Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano numa mensagem.

Últimas