Guerra Rússia-Ucrânia

Reino Unido sanciona 10 navios da "frota sombra" russa

Os navios sancionados serão proibidos de entrar nos portos britânicos e não terão acesso ao chamado Registo de Navios do Reino Unido.

Ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, David Lammy.
Leon Neal

SIC Notícias

Dez navios da chamada "frota sombra" russa que operam para transportar o máximo de petróleo possível à margem das sanções internacionais estão interditos de usar os portos do Reino Unido, anunciou hoje o Governo britânico.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros afirmou hoje em comunicado que a medida visa limitar as receitas que financiam a guerra russa contra a Ucrânia, para as quais as exportações de petróleo contribuem em grande parte.

Os navios sancionados serão proibidos de entrar nos portos britânicos e não terão acesso ao chamado Registo de Navios do Reino Unido.

"A máquina de guerra de [Vladimir] Putin é financiada por um sistema económico obscuro e ilícito que este governo está empenhado em desestabilizar", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, David Lammy.

Segundo o Governo britânico, sanções anteriores contra "navios-sombra" tiveram efeito e a grande maioria ficou parada em portos, incapaz de prosseguir o comércio de petróleo russo.

"A Rússia gastou mais de oito mil milhões de dólares (7,3 mil milhões de euros) para reunir esta frota sombra. Mas com os petroleiros sancionados a vaguear e incapazes de carregar petróleo, estamos determinados a fazer do investimento de Putin um erro dispendioso para o Kremlin", acrescentou.

Com Lusa

Últimas