Guerra Rússia-Ucrânia

Há acordo de armamento entre Coreia do Norte e Rússia? Moscovo dá uma garantia

O Kremlin diz que não foi assinado nenhum acordo de armamento entre a Rússia e a Coreia do Norte durante a visita do líder norte-coreano ao país. Os Estados Unidos avisam que qualquer contribuição para a guerra na Ucrânia terá consequências.

SIC Notícias

Acompanhado pelo ministro da Defesa russo, o líder da Coreia do Norte visitou este sábado um aeródromo no extremo oriente da Rússia. Kim Jong Un passou revista às tropas e observou de perto um caça MIG equipado com um míssil hipersónico e três bombardeiros com capacidade para transportar armas nucleares.

Ao ver na indústria russa um gigantesco potencial, o líder norte-coreano terá ficado impressionado. No entanto, Moscovo garante que não foi assinado qualquer acordo de armamento, embora os Estados Unidos suspeitem que a Rússia queira comprar armas à Coreia do Norte para usar na guerra contra a Ucrânia.

Kim Jong Un ainda visita a Rússia, numa altura em que Zelensky já prepara a viagem aos Estados Unidos, onde irá estar na Casa Branca e Capitólio. É na próxima quinta-feira que o Presidente ucraniano segue até Washington para se encontrar com o Presidente norte-americano, Joe Biden, que submeteu ao Congresso um pedido para um novo pacote de ajuda à Ucrânia no valor de 22 milhões de euros.

Entretanto, Kiev anunciou este sábado que dois cargueiros navegam no Mar Negro em direção a portos ucranianos para carregar 20 mil toneladas de trigo. São os primeiros desde meados de julho, altura em que a Rússia rasgou o acordo que tinha sido assinado com a Ucrânia para permitir a exportação de cereais durante a guerra.

Últimas