Guerra Rússia-Ucrânia

Erdogan e Putin encontram-se em cimeira na Rússia

A Rússia atacou o porto de exportação de cereais de Izmail, no Danúbio. O ataque aconteceu horas antes de começarem conversações entre Vladimir Putin e o presidente turco, Erdogan.

SIC Notícias

O Presidente turco declarou, esta segunda-feira, à chegada a Sochi, na Rússia, que vai fazer um anúncio "muito importante" sobre as exportações de cereais, após o encontro com o homólogo russo Vladimir Putin.

Os líderes reuniram-se para ressuscitar o acordo de exportação de cereais do mar Negro. Durante a reunião, Putin garantiu que Moscovo está aberto a novas discussões.

“É claro que não vamos ignorar as questões relacionadas com a crise na Ucrânia. Sei que tencionam levantar a questão do acordo sobre os cereais. Estamos abertos a negociações sobre esta questão", referiu Putin.

Ministro da Defesa ucraniano entrega carta de demissão

Entretanto, o ministro da Defesa ucraniano entregou a carta de demissão esta segunda-feira de manhã. Oleksii Reznikov foi afastado por Zelensky, que apela para "novas abordagens" no ministério.

O novo sucessor já foi anunciado. Rustem Umerov, ex-deputado e atual líder do Fundo de Propriedade Estatal da Ucrânia. O anúncio ocorreu durante uma nova fase de combate à corrupção no país.

O tribunal de Kiev colocou sob prisão preventiva o oligarca ucraniano Igor Kolomoisky por suspeita de fraude e branqueamento de capitais. O antigo aliado do presidente ucraniano é um dos homens mais ricos da Ucrânia e apoiante da candidatura presidencial.

Ataque russo em Odessa

Esta segunda-feira de manhã, as forças russas voltaram a lançar ataques em portos ucranianos. Desta vez o alvo foi o porto de Izmail, uma das cidades mais importantes na exportação de cereais no Danúbio, na região de Odesa.

As defesas ucranianas reclamam ter abatido 17 drones durante o ataque que danificou vários edifícios da cidade e durou quase duas horas.

Últimas