O canal pró-russo Rybar informou esta quarta-feira que o general russo Sergei Surovikin não é visto desde sábado. Considerado o mais competente e implacável general na invasão da Ucrânia, Surovikin já não participa em quaisquer decisões sobre a guerra, informou o mesmo meio.
Alguns relatos indicam que o general poderá estar a ser interrogado pelo seu papel na rebelião. Surovikin foi visto pela última vez no sábado, a instruir os mercenários do grupo Wagner a parar com a revolta, num vídeo que foi comparado a “um apelo feito por um refém”.
“Não se sabe ao certo onde se encontra o general Armagedão [alcunha pela qual é conhecido]. Há relatos de que está a ser interrogado”, revelou o canal pró-russo no Telegram.
Recorde-se que esta quarta-feira, os Estados Unidos revelaram que Sergei Surovikin sabia dos planos de rebelião de Yevgueny Prigozhin contra o Kremlin. Os serviços de informação norte-americanos estão, no entanto, a tentar perceber se o general ajudou a planear as ações do líder do grupo Wagner.
Para além disso, as autoridades americanas acreditam ainda que outros generais russos terão estado envolvidos no motim do último fim de semana.