Guerra Rússia-Ucrânia

Putin explica porque suspendeu o acordo nuclear New Start

O Presidente russo considera a ameaça nuclear dos EUA e da NATO demasiado elevada para continuar com o acordo que travava o poderio nuclear da Rússia, tendo em conta as ajudas no armamento à Ucrânia.

SIC Notícias

O Presidente russo afirmou esta segunda-feira que suspendeu o acordo nuclear New Start não só pela capacidade nuclear dos Estados Unidos da América, mas também pela da NATO. Vladimir Putin diz que o Ocidente quer destruir a Rússia.

"Se os principais países da NATO anunciaram como principal objetivo a nossa derrota estratégica e fazer sofrer o nosso povo, como eles dizem, como é que podemos ignorar o seu poder nuclear, nestas condições? Principalmente se enviam dezenas de milhares de milhões em armas para a Ucrânia, isso é uma participação em certa medida", referiu o Presidente russo.

Ainda esta segunda-feira, Medvedev avisou sobre o potencial risco nuclear que esta guerra na Ucrânia poderá despoletar, mas essa retórica apocalíptica do antigo Presidente russo é vista como uma tentativa de impedir a NATO e os aliados de se envolverem ainda mais na guerra na Ucrânia.

A Ucrânia tem a NATO, mas a Rússia tem a Bielorrússia.

O Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, disse esta segunda-feira que a Rússia abasteceu Minsk com sistemas de mísseis táticos Iskander, sistemas de defesa antiaéreos S-400 e enviou cerca de um milhão de projéteis de vários calibres.

Últimas