Guerra Rússia-Ucrânia

Sofre de Parkinson? Tem cancro? As teorias e rumores à volta de Putin

Vladimir Putin é uma figura fugidia, o que alimenta as imaginações mais férteis sobre o que será a vida privada do homem que quase só se mostra em funções oficiais.

SIC Notícias

As aparições e gestos são analisados à lupa e a teoria de que o Presidente da Rússia sofre da doença de Parkinson é a que parece ter mais adeptos. O facto de abanar muito os braços enquanto se movimenta e de estar sempre com uma mão a agarrar a mesa ou a cadeira é visto como uma forma de disfarçar os tremores ou controlar espasmos involuntários da doença de Parkinson.

Mais antiga é a teoria de que Vladimir Putin sofre de um cancro na tiroide, que já foi operado várias vezes e que tem a cara inchada por causa dos sucessivos tratamentos como a quimioterapia.

Alguns teóricos da conspiração também falam de um quartel-general a bordo de um comboio blindado de alta velocidade em que Putin se desloca e onde, por vezes, passa semanas - uma espécie de bunker sobre carris. No comboio, dizem os conspiracionistas, o Presidente russo tem um quartel com autonomia para meses e que até foram construídas estações especiais para as paragens necessárias.

Há ainda a teoria que Putin tem duplos que muitas vezes o substituem por questões de segurança. A teoria mais rebuscada é a de que o Presidente morreu em 2015 durante uma cirurgia e que o homem que agora aparece ao mundo é outro. Alguns especialistas das intervenções estéticas dizem que Putin mudou porque fez uma série de tratamentos de rejuvenescimento.

Últimas