Numa curta nota publicada no site da Presidência da República, e face à “iniciativa parlamentar sobre esta matéria”, o Presidente Marcelo decidiu anunciar já esta quarta-feira que decidiu atribuir ao Presidente da Ucrânia o Grande-Colar da Ordem da Liberdade.
“O Presidente da República tencionava anunciar no dia 24 deste mês, data em que se completa um ano sobre a agressão da Rússia contra a Ucrânia, a condecoração do Presidente Zelensky”, lê-se na nota.
Mas, acrescenta, “tendo em conta a iniciativa parlamentar sobre esta matéria, anuncia desde já que decidiu atribuir ao Presidente da Ucrânia o Grande-Colar da Ordem da Liberdade", e não a Grã Cruz da Ordem da Liberdade como foi revelado inicialmente.
De acordo com a edição desta quarta-feira do jornal Público, o PAN pretendia assinalar o primeiro ano da guerra com uma proposta de condecoração de Zelensky, o que levou o chefe de Estado português a antecipar o anúncio.
O que significa esta distinção? De acordo com o site da Presidência, a Ordem da Liberdade “destina-se a distinguir serviços relevantes prestados em defesa dos valores da Civilização, em prol da dignificação da Pessoa Humana e à causa da Liberdade”.
Há depois na Ordem da Liberdade, seis graus de condecorações, entre os quais o Grande-Colar.
O colar é, descreve a Presidência, “formado alternadamente pela cruz assente num círculo de esmalte branco e pela chama numa capela de loureiro, elementos do distintivo da Ordem, ligadas por argolas. Terá pendente o distintivo da Ordem, encimado pela chama numa capela de loureiro”.
[Notícia atualizada às 14:25 - a condecoração não será com a Grã Cruz mas sim com o Grande-Colar da Ordem da Liberdade]