Guerra Rússia-Ucrânia

"Bakhmut é a situação que se agudiza"

A análise do comentador da SIC Germano Almeida à situação no terreno na guerra na Ucrânia.

Germano Almeida

SIC Notícias

O comentador da SIC, Germano Almeida, considera que os violentos combates que se travam em Bakhmut revelam que a cidade está a muitos poucos dias de ser tomado pelas forças russas.

“Bakhmut é a situação que se agudiza. Os intensos combates que se estão a travar na cidade levam as autoridades ucranianas a decretar uma proibição de circulação na zona”.

As forças armadas ucranianas dizem que mais de 200 soldados russos morreram perto de Bakhmut nas últimas 24 horas. Os russos, através do grupo Wagner, tomaram Soledar, a cerca de 15 km, a 13 de janeiro. Nos últimos dias reclamam ter tomado pequenas localidades.

As prioridades do momento

Zelensky tem alertado para a necessidade de a Ucrânia receber tanques. O Presidente da Polónia alerta que, se a Ucrânia não receber mais armas, a Rússia vai vencer a guerra.

Para Germano Almeida há duas prioridades:

  • aumentar a capacidade de munição da Ucrânia - receber rapidamente mísseis de longo alcance
  • antecipar o calendário dos carro de combate e o treino e formação de soldados ucranianos

"Stoltenberg foi decisivo na revitalização da NATO"

Jans Stoltenberg vai abandonar a liderança da NATO no final de setembro. O ex-primeiro-ministro e ex-ministro da Defesa norueguês, que completa 64 anos em março, assumiu a liderança da Aliança Atlântica a 1 de outubro de 2014.

“Stottenberg foi decisivo na revitalização da NATO. Deixa um legado daquilo que é preciso fazer, foi apenas o arranque. O sucessor ou sucessora [na liderança] terá a missão decisiva de manter a Aliança protegida da ameaça russa que nunca foi tão evidente como hoje”.

Últimas