A viagem do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a Bruxelas poderá vir a ser cancelada. Em causa estão preocupações com a segurança do Presidente Ucraniano.
A viagem deveria ter sido planeada em segredo, mas o Partido Popular Europeu divulgou o encontro nas redes sociais. A publicação do partido foi apagada minutos depois.
Entretanto, o Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, apontou o Parlamento Europeu como responsável pela divulgação precoce da viagem.
Desde o início da guerra que Zelensky deixou a Ucrânia apenas uma vez, no final de dezembro, para discursar perante o Congresso dos Estados Unidos da América, em Washington, e para uma reunião com o Presidente norte-americano, Joe Biden.
- Visita de Zelensky aos EUA é uma "grande vitória" e sinal de "confiança"
- O que esperam os ucranianos da visita de Zelensky aos EUA
Zelensky convidado para cimeira do Conselho Europeu
O Presidente da Ucrânia foi convidado para participar presencialmente numa cimeira do Conselho Europeu, revelou fonte oficial do organismo, estando a próxima agendada para quinta e sexta-feira em Bruxelas.
Na segunda-feira, fontes europeias relataram que estava equacionada a participação de Zelensky, na quinta-feira, na reunião do Conselho Europeu, e que o Presidente ucraniano também estaria presente numa sessão extraordinária do Parlamento Europeu, em Bruxelas.