Guerra Rússia-Ucrânia

Ministro alemão visita Kiev de surpresa e anuncia envio de dezenas de Leopard 1

Os Leopard 1 são um modelo anterior aos Leopard 2, menos modernizados e mais antigos. Kiev vai receber os tanques no verão, mas a maioria só seguirá no próximo ano. O ministro da Defesa alemão chegou esta terça-feira a Kiev para uma visita surpresa, onde fez este anúncio.

O ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky na Ucrânia.
DEFENCE MINISTRY OF UKRAINE

SIC Notícias

Lusa

A Alemanha aprovou o envio de 100 tanques Leopard 1 para a Ucrânia, numa operação conjunta entre a Alemanha, a Dinamarca e os Países Baixos.

Este anúncio foi feito pelo ministro da Defesa alemão, que chegou esta terça-feira a Kiev para uma visita surpresa, e surge na sequência da decisão, tomada em janeiro, em que a Alemanha enviará também os Leopard 2, depois de semanas de impasse político.

Os Leopard 1 são um modelo anterior aos Leopard 2, menos modernizados e mais antigos. Kiev vai receber estes tanques no verão, mas a maioria só seguirá no próximo ano.

O envio será feito "por fases", e, até ao verão, Kiev receberá pelo menos 20 ou 25 exemplares, declarou Pistorius na capital ucraniana.

Em finais deste ano, o objetivo é fornecer pelo menos 80 tanques Leopard 1 a Kiev e, até ao primeiro ou segundo trimestres de 2024, os aliados pretendem entregar mais 80 tanques, uma quantidade suficiente para armar três batalhões, acrescentou o novo ministro da Defesa alemão.

Pistorius indicou ainda que a formação de 600 oficiais ucranianos na utilização desses blindados já começou.

Esta foi a primeira deslocação de Boris Pistorius a Kiev desde que assumiu o cargo no mês passado. O ministro alemão foi recebido pelo homólogo ucraniano e, mais tarde, também se encontrou com o Presidente Zelensky e com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia.


A visita de Pistorius ocorre numa altura em que a Ucrânia pressiona os países ocidentais para acelerarem o envio da artilharia pesada que lhe foi prometida.

"O 'primeiro' Leopard 2 chegou a Kiev. Outros se seguirão", ironizou na rede social Twitter o ministro da Defesa ucraniano, Oleksiï Reznikov, publicando uma foto na companhia de Pistorius, a segurar uma miniatura daquele modelo de tanque alemão.

Leopard 1 deverão ser enviados a partir de junho, alguns precisam de revisões e reparações

A revista alemã Der Spiegel noticiou esta terça-feira à tarde que o Governo alemão autorizou o envio de 178 carros de combate Leopard 1 por empresas de produção de armamento para a Ucrânia.

Os primeiros tanques, que estão na posse da indústria armamentista, deverão ser enviados a partir de junho, embora a maior parte tenha que esperar até 2024, por terem de ser submetidos a revisões e reparações, precisou a revista.

Segundo a Der Spiegel, 90 dos Leopard 1 pertencem à empresa FFG, que os tem desde há vários anos nos seus armazéns, e os outros 88 estão em propriedade do grupo Rheinmetal, que os comprou ao exército italiano.

A Ucrânia indicou que vai receber entre 120 e 140 tanques ocidentais, nomeadamente Leopard 2 de fabrico alemão, Challenger 2 britânicos e Abrams norte-americanos.

Contudo, o calendário de entrega não é claro, e Kiev está preocupada porque poderá não receber os blindados a tempo de repelir uma eventual nova ofensiva russa em grande escala.

Últimas