Guerra Rússia-Ucrânia

Putin reúne-se com diretor da Agência Internacional de Energia Atómica

Encontro marcado para terça-feira em São Petersburgo, anunciou o Kremlin.

Arquivo

SIC Notícias

Vladimir Putin vai encontrar-se com o chefe da Agência Internacional de Energia Atómica das Nações Unidas, Rafael Grossi, esta terça-feira em São Petersburgo, anunciou o Kremlin.

As instalações da central nuclear de Zaporíjia têm sido alvo de bombardeamentos constantes desde o início da guerra. O diretor da agência nuclear já esteve na Ucrânia para discutir a segurança da central e segue hoje para a Rússia com o objetivo de conseguir convencer o Presidente russo a desmilitarizar toda a zona perto da central.

“O dirtetor da AIEA [Rafael] Grossi vai estar na Rússia, tem encontro marcado com o Presidente Putin amanhã”, indicou à imprensa o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, citado pela agência russa TASS.

No mesmo dia e no mesmo local, Putin tem ainda um encontro com o Presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed Al Nahya, além de “várias reuniões de trabalho”, segundo Peskov.

A 5 de outubro a Rússia apoderou-se da central nuclear de Zaporíjia, a maior da Europa, e anunciou a criação de uma empresa governamental nesse sentido.

A Rússia “irá gerir as instalações nucleares da central (...) como propriedade federal”, refere o decreto, assinado por Vladimir Putin.

O diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, anunciou a sua partida imediata para Kiev para “discutir o estabelecimento de uma zona de proteção” à volta da central nuclear ucraniana.

Últimas