Guerra Rússia-Ucrânia

SIC na Ucrânia: a escola em Jitomir que Portugal se comprometeu a reconstruir

Reportagem dos enviados especiais da SIC na Ucrânia.

SIC Notícias

Portugal comprometeu-se, na conferência de Lugano, a reconstruir escolas no oblast de Jitomir. Os enviados especiais da SIC na Ucrânia, Carolina Reis e João Fontes, encontraram uma dessas escolas, mas as autoridades ucranianas dizem que têm mais ofertas de outros países.

Às 8:30 da manhã do nono dia de invasão, Moscovo destruiu a escola. A Justificação do Kremlin era que no lugar da escola podia estar escondido material militar.

Localizado a 150 quilómetros a oeste da capital, Jitomir é um ponto estratégico na ligação com Kiev. E está na mira, segundo as autoridades ucranianas, de um possível ataque vindo da Bielorrússia. Os mísseis deixaram de cair em Jitomir, mas a cidade continua em alerta.

A cidade e comunidade escolar já tem planos para o próximo ano letivo: construir abrigos subterrâneos para os alunos se esconderem. A normalidade ainda não está próxima.

Tal como resto do país, o oblast de Jitomir foi tema na conferência de Lugano, que sentou a mesma mesa os aliados da Ucrânia para discutirem a reconstrução. Portugal anunciou que seria responsável pelas escolas da região. Aqui na cidade, há mais ofertas de outros países.

Últimas