Os três portos ucranianos designados para proceder às exportações de cereais “retomaram o trabalho”, embora ainda estejam a ser feitos esforços para garantir a segurança dos corredores de passagem, anunciou, esta quarta-feira, a Marinha da Ucrânia.
“No quadro da assinatura de um acordo para desbloquear os portos ucranianos para a exportação de cereais, os portos de Odessa, Chornomorsk e Pivdennyi retomaram o trabalho”, divulgou a Marinha numa mensagem publicada na rede Telegram.
Inaugurado centro de coordenação na Turquia
Ao mesmo tempo, foi inaugurado, na cidade turca de Istambul, o Centro de Coordenação Conjunta, responsável pelo controlo das exportações dos cereais ucranianos através do mar Negro, segundo os termos do acordo assinado, na sexta-feira.
“A saída e entrada de navios nos portos marítimos será feita através de um corredor criado pelo navio principal. Mas isso será precedido pelo árduo trabalho dos engenheiros hidrógrafos” para determinar rotas seguras, acrescentou a Marinha.
O Governo ucraniano já tinha dito, na segunda-feira, que esperava retomar esta semana as exportações de cereais, cruciais para a segurança alimentar global, já que os preços dos alimentos dispararam desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.