Guerra Rússia-Ucrânia

SIC na Ucrânia: ataques a Odessa podem comprometer acordo para exportação de cereais

As forças russas voltaram a atacar Odessa, Mykoaliv e Kharkiv.

SIC Notícias

A Rússia voltou atacar Odessa, desta vez numa zona de habitação. Os contínuos ataques à cidade portuária podem comprometer os acordos assinados entre a Rússia, a Turquia e a ONU para a exportação de cereais. Os enviados especiais da SIC na Ucrânia, Pedro Miguel Costa e Odacir Júnior, relatam os avanços do conflito.

Esta terça-feira, a Rússia voltou a atacar a região de Odessa. Desta vez, os mísseis atingiram uma zona residencial na costa, perto da cidade. No passado sábado – um dia depois do acordo para a exportação de cereais – as forças russas atacaram o porto de Odessa, de onde irão sair os navios. Inicialmente negaram o ataque, mas acabaram por afirmar que tinha como alvo um armazém com mísseis anti-navio.

O Ministério da Defesa britânico garante que a informação russa é falsa e que não há indicações de existir, nessa zona, um arsenal como o referido por Moscovo.

Estes ataques podem colocar em causa o acordo feito entre a Rússia, a Turquia e a ONU. Também as cidades de Mykolaiv e Kharkiv foram alvo de ataques durante a manhã desta terça-feira.

No mesmo dia em que a Gazprom prometeu reduzir cada vez mais o envio de gás natural à Alemanha, uma resposta de Moscovo às sanções que pretende também alimentar uma guerra económica com a Europa. Putin quer alimentar divisões dentro dos Estados-membros, porém os ministros da Energia conseguiram chegar a acordo sobre a redução dos consumos de gás.

Últimas