Os sites de instituições estatais e privadas na Lituânia foram alvo de um ciberataque russo que levou a uma suspensão destas plataformas durante várias horas, confirma o Centro Nacional de Segurança Cibernética do país.
“É muito provável que ataques de intensidade semelhante ou maior continuem nos próximos dias, especialmente nos setores dos transportes, energia e financeiro“, disse o centro.
Um dos órgãos afetados foi a Inspeção de Impostos do Estado e o Departamento de Migração.
O grupo de hackers pró-Moscovo, denominado “Killnet”, reivindicou os ataques informáticos, mas a autoria ainda não foi confirmada. O incidente ocorre uma semana após Moscovo ameaçar retaliar Vilnius pelo bloqueio do trânsito de aço e ferro para a Rússia.
O secretário do Conselho de Segurança russo, Nikolai Patrushev, afirmou na semana passada, durante uma visita a Kaliningrado, que a Rússia irá retaliar com medidas que terão “graves consequências negativas” para os lituanos.
No âmbito das sanções decretadas pela União Europeia contra Moscovo, Vilnius aplicou restrições à passagem de materiais de construção, produtos em aço e outras mercadorias para o enclave russo de Kaliningrado.
SAIBA MAIS
- Lituânia: a decisão da Rússia que pode acionar o artigo 5.º da NATO
- EUA defendem sanções da Lituânia a Kaliningrado após ameaças de Moscovo
- Rússia denuncia bloqueio parcial pela Lituânia do trânsito de mercadorias para Kaliningrado
- Guerra na Ucrânia: o “fetiche” de conquistar Severodonetsk e a proposta para inverter a independência da Lituânia
- Bloqueio lituano a Kaliningrado: Rússia avisa que “resposta não será diplomática”
- O que se passa no bloqueio lituano a Kaliningrado?