Guerra Rússia-Ucrânia

Ucranianos “receiam que a Europa esteja a ficar cansada desta guerra e tente chegar a um acordo com Putin”

A análise de José Milhazes, comentador da SIC.

Das três pontes que ligam Severodonetsk à cidade vizinha, já só resta uma. São cada vez menores as hipóteses de fuga para os civis ou de retirada para os militares.

José Milhazes, comentador da SIC, considera que Severodonetsk poderá cair “completamente (…) nas mãos dos russos, só não se sabe é quando”. No entanto, para além desta cidade, também em Lysychansk as tropas ucranianas podem ficar cercadas, diz Milhazes. Mas Kiev afirma que está a fazer tudo para que isso não aconteça.

“Arriscamo-nos a ver uma situação semelhante à de Mariupol.”

O mundo está a assistir ao “avanço das tropas russas de uma forma cada vez mais impiedosa”: “Se no início da guerra se utilizavam mais os homens do que a artilharia e a aviação, neste momento os russos estão a utilizar os meios mais pesados que conduzem à destruição de cidades”.

O comentador da SIC analisa também as alegadas conversações “por detrás das costas dos ucranianos”, que considera poder ser a “mais desastrosa política da União Europeia face a este conflito”.

José Milhazes explica que os ucranianos “receiam que a Europa esteja a ficar cansada desta guerra e tente desesperadamente chegar a um acordo com o Presidente Putin para que possa regressar à vida confortável que tinha”.

Saiba mais

Últimas