Guerra Rússia-Ucrânia

Uma guerra “fora do tempo e fora dos séculos” e o novo líder “exportado de Moscovo para o Donbass”

A análise de José Milhazes e Nuno Rogeiro.

Nuno Rogeiro começa por analisar o domínio russo no Leste da Ucrânia e a resistência ucraniana, que não se sabe até onde pode ir, diz o comentador da SIC.

“Sabemos que a vontade é grande, sabemos que os meios são poucos (…) e tivemos hoje a notícia que esta guerra é uma guerra fora do tempo e fora dos séculos, porque se o Presidente Putin invoca o espírito de Pedro, o Grande, quer dizer que nós já não estamos no século XXI, nós regressámos ao século XVII.”

Apresenta também um mapa que ajuda a perceber o controlo russo de mais de 90% de Lugansk, onde se vê a azul a zona não controlada pela Rússia.

José Milhazes analisa a nomeação de um novo Governo com um primeiro-ministro “exportado de Moscovo para o Donbass”. Vitali Khotsenko ocupou altos cargos no Ministério do Comércio e Indústria da Rússia e agora terá ido acelerar os processos de integração da região separatista na Rússia.

O comentador da SIC avança também que o Kremlin está a preparar-se para enviar um grande número de cidadãos russos para as regiões ocupadas na Ucrânia com o objetivo de criar um sistema administrativo, que visa fazer com que estas zonas passem a estar sob total controlo de Moscovo.

Nuno Rogeiro explica ainda a importância de outra batalha em curso, que está a acontecer no sul, sobretudo em torno de Kherson, sob controlo do exército de Moscovo, que defende o acesso à Crimeia. Em relação à adesão da Finlândia à NATO, Rogeiro diz que a Turquia terá aceitado informalmente, “embora com duas condições”.

Por fim, Milhazes traz para análise a informação de que o principal rabino de Moscovo, Pinkhas Goldshmit, teve de abandonar a Rússia depois de ter criticado a invasão da Ucrânia.

Saiba mais

Últimas