Guerra Rússia-Ucrânia

UE embarga quase 90% do petróleo russo, Moscovo controla parte de Severodonetsk

Acompanhe aqui as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia.

A União Europeia (UE) chegou a acordo para o embargo parcial ao petróleo russo, vão ser reduzidas 90% das importações por via marítima. O sexto pacote de sanções à Rússia, que a Comissão Europeia propôs há quase mês, representará praticamente o fim das importações de petróleo da Rússia dentro de sensivelmente seis meses.

O Presidente ucraniano elogiou o novo pacote de sanções da UE lançado à Rússia, mas afirma que o “intervalo de mais de 50 dias entre o quinto e o sexto pacote é inaceitável”.

António Costa saudou esta terça-feira o acordo alcançado no Conselho Europeu sobre o sexto pacote de sanções à Rússia e afirmou que o petróleo russo tem os dias contados na União Europeia.

A procuradora-geral da Ucrânia denuncia que cada dia surgem entre 100 e 200 suspeitas de crimes de guerra, atribuídos às forças militares russas.

O Presidente russo, Vladimir Putin, dá garantias de facilitar a exportação de cereais através dos portos ucranianos, se o Ocidente levantar as sanções contra Moscovo.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia viaja para a Turquia a 8 de junho para discutir o estabelecimento de “corredores seguros” para o transporte de cereais ucranianos, anunciou o seu homólogo turco, Mevlüt Cavusoglu.

No terreno, a ofensiva russa prossegue em larga escala no Donbass. As tropas de Moscovo já controlam parte de Severodonetsk. As autoridades ucranianas referem dezenas de vítimas.

Kiev anunciou ter recuperado o controlo de uma aldeia perto de Kherson, cidade sob controlo russo, desde o início de março, no sul do país, perto da península da Crimeia.

Últimas