Guerra Rússia-Ucrânia

Portugal tem reservas de cereais apenas para um mês

A informação foi hoje avançada pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

Portugal tem neste momento reservas de cereais “para cerca de um mês” em stock e o abastecimento alimentar no país “não está comprometido”, disse esta segunda-feira a ministra da Agricultura e da Alimentação.

Numa visita de campo, em Beja, Maria do Céu Antunes falou com vários produtores que, devido à seca, vão ter uma grande quebra da produção deste ano.

Segundo Maria do Céu Antunes, o abastecimento de trigo “é feito a partir de França”, enquanto no caso do milho, em que “cerca de 40%” era importado da Ucrânia, foram encontrados “mercados alternativos”.

“Os importadores garantem que os navios que chegam desde o início desta guerra estão a cumprir e não há problema de abastecimento, nem é expectável que isso venha a acontecer”, disse.

A ministra observou ainda que “a única coisa de diferente que, infelizmente, está a acontecer tem a ver com o preço” dos cereais.

“Ainda assim, acompanhamos este setor semanalmente junto dos importadores, para a todo o tempo podermos intervir e ajudar a minimizar qualquer impacto que possa acontecer”, explicou Maria do Céu Antunes.

Últimas