Guerra Rússia-Ucrânia

Operação de evacuação de Azovstal começará com resgate dos soldados gravemente feridos

Vice-primeira ministra avança que plano terá várias fases e foi acordada entre ONU, Cruz Vermelha e Rússia.

A Ucrânia garante que a operação especial de evacuação da fábrica de Azovstal, na cidade sitiada de Mariupol, começará com o resgate de soldados gravemente feridos e será realizada em várias etapas.

“Iniciámos uma nova ronda de negociações sobre o plano da operação especial. Vamos começar com os feridos graves. A Cruz Vermelha e a ONU reuniram-se com os russos e concordaram numa série de negociações”, avançou a vice-primeira-ministra da Ucrânia, Irina Vereschuk.

Vereschuk explicou que atualmente Azovstal está ocupada não apenas por combatentes do Batalhão Azov, mas também por soldados e oficiais das Forças Armadas, da Polícia Nacional e guardas de fronteira. “Todos precisam de ser salvos”, disse,

Kiev mantém “conversações difíceis” com a Rússia para a retirada de 38 soldados ucranianos gravemente feridos que estão na cave da fábrica de aço Azovstal, disse ontem Vereschuk.

“Hoje [quinta-feira], as conversações são apenas sobre cerca de 38 soldados gravemente feridos. Estamos a trabalhar passo a passo”, disse a vice-primeira-ministra ucraniana Iryna Verechtchuk no serviço de mensagens Telegram, refutando o número de 500 a 600 pessoas apresentado por alguns meios de comunicação social.

ESPECIAL CONFLITO NA UCRÂNIA

SAIBA MAIS

Últimas