A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, vão reunir-se com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse o porta-voz da União Europeia (UE), Eric Mamer, esta terça-feira.
A deslocação dos altos representantes da União Europeia à capital ucraniana deverá ter lugar esta semana, “antes do evento de doação #StandUpForUkraine no sábado em Varsóvia”, escreveu o porta-voz da UE EricMamer no Twitter.
A informação oficial surge depois de, também na rede social Twitter, o primeiro-ministro da Eslovénia, Janez Jansa, ter avançado na segunda-feira à noite que “diplomatas eslovenos vão juntar-se aos diplomatas lituanos em Kiev”, numa missão europeia também composta “pela presidente da Comissão Europeia e pelo Alto Representante da UE, [que] também viajarão esta semana a Kiev”.
A visita de Von der Leyen e Borrell à capital da Ucrânia acontece depois de a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, ter estado em Kiev no final da semana passada para se reunir com dirigentes ucranianos como o primeiro-ministro, Denys Shmyhal.
Na segunda-feira, a presidente da Comissão Europeia anunciou uma investigação da UE a alegados crimes cometidos em Bucha e noutras cidades ucranianas pelas tropas russas, salientando que os “perpetradores de crimes hediondos não podem ficar impunes”.
Roberta Metsola defendeu sexta-feira em Kiev que a UE deve “redobrar os esforços” para reduzir, numa primeira fase, e cortar por completo, no futuro, a dependência energética face à Rússia.
A líder do Parlamento Europeu lamentou, perante os deputados ucranianos, que a UE, ao “consumir a energia do Kremlin”, esteja a financiar “indiretamente as bombas que caem” na Ucrânia.
SAIBA MAIS
- Guterres avisa que vai demorar “décadas” a remover minas e explosivos na Ucrânia
- Kiev diz que já foram mortos 18 jornalistas desde o início da invasão da Ucrânia
- EUA integram investigação internacional às forças russas por crimes de guerra na Ucrânia
- Zelensky discursa no Conselho de Segurança da ONU sobre Bucha
- Massacre em Bucha: Zelensky diz que morreram mais de 300 pessoas
- Situação em Mariupol é “muito pior” do que em Bucha, diz ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano