Guerra Rússia-Ucrânia

Bucha: civis estariam mortos na rua há mais de três semanas

Uma análise comparativa às imagens de satélite da rua onde foram encontrados dezenas de corpos.

A Rússia recusa ter sido responsável pela morte de civis em Bucha e acusa a Ucrânia de encenar o ataque depois da retirada dos militares russos. No entanto, uma análise feita pelo New York Times às imagens de satélite das ruas da cidade desmente Moscovo. Segundo o jornal norte-americano, os civis estariam mortos há mais de três semanas.

As imagens impressionam: dezenas de cadáveres espalhados pela rua de uma cidade que esteve várias semanas sob domínio russo. O Ministério da Defesa da Rússia alegou, através de uma publicação na rede social Telegram, que os corpos tinham sido colocados nas ruas depois da retirada russa, sublinhando que “todas as unidades russas tinham deixado por completo Bucha” a 30 de março.

Mas a análise do New York Times avança que pelo menos 11 civis estarão mortos desde o dia 11 de março – um altura que, segundo os relatórios de Moscovo, os militares russos ainda dominavam a cidade.

Veja as imagens de comparação no New York Times.

Analisando as imagens de satélite – disponibilizadas pela Maxar Technologies –, a equipa de investigação visual do jornal identificou o aparecimento de vultos com tamanhos semelhantes a corpos humanos e dispostos nas exatas posições que se veem nas imagens captadas depois da chegada das forças ucranianas. Estes vultos apareceram entre os dias 9 e 11 de março na rua Yablonska. Outros objetos – com carros e bicicletas – também se mantêm na mesma posição desde essa altura.

Um segundo vídeo captado na mesma rua mostra três corpos junto a carros abandonados e uma bicicleta. O jornal norte-americano concluiu, através das imagens de satélites, que estes corpos terão aparecido na rua entre 20 e 21 de março.

A análise do New York Times tem por base imagens da Associated Press onde se mostra seis homens mortos na parte de trás de uma oficina – alguns deles manietados – e fotografias do Times onde se pode ver um corpo de um homem, morto a tiro, perto da sua bicicleta. Estes são apenas algumas das vítimas encontradas ao longo de mais de 800 metros da rua Yablonska.

Conflito Rússia-Ucrânia

Saiba mais:

Últimas